As vendas de Natal são uma boa oportunidade para impulsionar a sua loja nesta época do ano, que também vem acompanhada pelas férias de verão. Para quem trabalha com o vestuário sabe que este período não é propício apenas por causa da troca de presentes, mas também pela vontade de renovar o guarda-roupa e se preparar para o ano que se inicia.
A estimativa da Confederação Nacional do Comércio (CNC) para o fim de ano de 2018 é de que haja um crescimento de 2,3% nas vendas da época. Aproveite o momento propício e reforce as vendas seguindo estes cinco passos:
Comerciantes que trabalham no ramo há alguns anos já costumam saber de cabeça as demandas de fim de ano: quando os clientes compram e quais os itens mais procurados. Mesmo se este for o seu caso, é importante manter este registro dos anos anteriores para saber como se preparar para o ano atual. As tendências de consumo ao longo do ano que se passou também são importantes para ter um termômetro de como se preparar para as vendas e não ser surpreendido pela falta de estoque, por exemplo.
Assim como para as lojas, a indústria também costuma ter um aumento na demanda nesta época do ano. Por isso, é importante já se programar junto aos seus fornecedores em relação aos produtos que você deseja comercializar nesta época. Lembre-se que, assim como a sua loja, outros clientes dos seus fornecedores também possuem uma demanda maior para o fim do ano. Com organização e planejamento, você consegue manter um nível saudável de produtos no estoque, evitando pedidos de última hora que você não tem certeza de que poderão ser atendidos. Quem se programa não passa aperto!
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Não é apenas o estoque que precisa estar pronto para as vendas. A sua equipe também precisa estar preparada para lojas mais cheias e mais clientes precisando de atenção. Por isso, uma dica é preparar um treinamento algumas semanas antes dos seus dias de maior movimento para lembrá-los da importância de um bom atendimento no momento da venda. Se o seu movimento aumenta consideravelmente nesta época muitas vezes é necessário reforçar a equipe com contratações temporárias. Assim, você consegue dedicar mais atenção aos seus clientes. Lembre-se de que um cliente que sai de uma loja por falta de atendimento dificilmente voltará.
Quem não gosta do clima de Natal? Decorar a sua loja não é apenas embarcar na magia que esta data evoca, é lembrar os seus clientes de fazer as compras de fim de ano o quanto antes, para evitar a correria daquela semana antes do Natal. Sem contar que quando a decoração é bem feita muitos clientes entram nem que seja para “dar uma olhadinha”. É aí que entra a sua equipe de vendas para garantir que ele saia da loja com uma compra feita.
Não é porque a procura no comércio aumenta no fim do ano que toda venda é garantida. As pessoas estão cada vez mais cuidadosas com o dinheiro e buscando sempre o melhor custo/benefício ao adquirir um produto. Além de oferecer descontos e facilidades de pagamento, uma boa ideia para atrair clientes e fechar a venda nesta época do ano é apostar em kits e embalagens que já sejam um presente pronto. Você tem um produto visualmente atrativo e facilita a vida do seu cliente, que não precisará se preocupar com a embalagem de presente. Sem contar que todo mundo gosta de um descontinho, não é mesmo?
Resumindo, com organização, planejamento e o comprometimento de toda a sua equipe as vendas de Natal podem fazer a diferença no faturamento anual da sua empresa. Assim, todos já ficam muito mais animados para o ano que está prestes a se iniciar.