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5 dicas para atrair mais clientes para a sua loja

Você sabe como atrair mais clientes para a sua loja? Afinal, o que faz algumas lojas estarem cheias de gente e outras com um movimento bem mais calmo? A marca e os preços podem até ter algum peso nisso, mas há outras formas de encher a sua loja de clientes e o melhor: vender para eles. Separamos aqui cinco dicas fundamentais:

 

 1. Capriche na fachada e vitrine

Podemos não julgar um livro pela capa, mas um cliente certamente julgará uma loja pela aparência externa dela. Ninguém quer entrar em um lugar feio ou com uma vitrine que não dá uma boa ideia do que o cliente encontrará lá dentro. Ao conhecer o ponto da sua loja, leve em consideração o ambiente ao redor dela, para saber a melhor forma de destacar o seu negócio. Mas lembre-se que ter destaque não é ser berrante, por isso, evite o excesso de informação ou o conflito de cores e estilos.

Outro ponto importante é a sua vitrine: a sua loja pode funcionar em horário comercial, mas se estiver em uma rua pública (não em shoppings, por exemplo), a sua vitrine funciona 24h, portanto, busque deixá-la iluminada mesmo quando estiver com as portas fechadas. Lembre-se que a sua vitrine e fachada são os cartões de visita da sua loja e o primeiro contato que o seu cliente terá com ela.

 

 2. Preocupe-se com a experiência do cliente

Não adianta ter uma vitrine e uma fachada deslumbrantes se o interior da loja não fizer com que o cliente se sinta bem lá dentro. Aqui a organização é o primeiro passo. Pense em quais produtos podem estar ao alcance dos seus clientes e quais estarão em estoque ou do outro lado do balcão. Faça com que a experiência do cliente seja prazerosa, que ele possa encontrar com facilidade os produtos que procura, bem como os tamanhos das peças.

Evite um ambiente abarrotado e desorganizado. Oriente os atendentes da loja a evitarem aquele monte de roupas jogadas sobre o balcão pois isso transmite desleixo ao seu cliente e pode dificultar que ele encontre algo.

Além da organização, pense em ir além na experiência do cliente. Isso envolve o uso de aromas que deem a sensação de um ambiente limpo e agradável, iluminação que deixe o cliente à vontade e valorize os seus produtos e até mesmo outros mimos, como oferecer um cafezinho, por exemplo. Isso fará com que o cliente se lembre da sua loja de forma positiva e volte mais vezes.

 

 3. Treine sua equipe para proporcionar bom atendimento

A experiência do cliente é algo que vai além apenas de um ambiente bonito e bem organizado e a sua equipe tem tudo a ver com isso. Cada um dos seus vendedores, caixas e atendentes tem uma personalidade diferente, isto é certo. Mas cabe à empresa, neste caso, à loja, mostrar quais são os seus valores e qual o padrão de atendimento adotado. Oriente a sua equipe a sempre ser cordial, simpática e, principalmente, prestativa, facilitando a jornada de compra dos clientes.

Além de orientar, é importante atualizar estes ensinamentos com capacitações e até mesmo com treinamentos sobre os produtos que a sua loja vende. Poucas coisas são tão frustrantes para um comprador como não conseguir as informações que ele quer sobre determinado produto. No caso de lojas de roupas, é sempre importante que os atendentes saibam sobre os materiais utilizados para o produto e saibam orientar o cliente quanto a custo-benefício, numeração e qualidade da peça.

 

 4. Pense em promoções e clubes de fidelização

Clientes gostam de sair da loja com a sensação de que fizeram um bom negócio e isso é bem comum quando eles encontram uma boa oferta, como descontos ou condições de pagamantos que caibam no bolso deles. Por isso, faça com que o seu cliente lembre-se da sua loja como um lugar onde ele tem vantagens.

Uma solução bem popular em alguns segmentos são os clubes de fidelização de clientes, em que há um cadastro do cliente e ele pontue a cada compra, podendo converter os pontos posteriormente em descontos ou vale-presentes. Desta forma, ele saberá das vantagens em continuar comprando da sua loja e você contará com um cadastro atualizado dos seus clientes fieis, que pode ser utilizado para melhorar o seu relacionamento com este público.

 

 5. Não se esqueça de divulgar a sua loja e os seus produtos

Propaganda boca a boca ainda é a que mais transmite confiança entre os consumidores, mas o problema desta modalidade é o número muito restrito de pessoas que ela alcança. Por isso, não se esqueça de sempre divulgar a sua loja e os seus produtos para atrair os clientes novos.

O modo de divulgação vai depender da sua estratégia e, claro, do seu orçamento. Pode ser desde a instalação de placas e outdoors até anúncios na rádio e TV. Uma forma bem popular e relativamente barata de divulgar a sua loja é por meio das redes sociais, como o Facebook e Instagram.

 

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