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Expectativa é de recuperação para o varejo de moda

Depois de um ano com sinais discretos de retomada, a recuperação para o varejo de moda mostrou mais força no terceiro trimestre de 2019. Com um quarto trimestre historicamente mais positivo para as vendas, a expectativa é de fechar o ano com mais otimismo do que ele iniciou.

O sentimento de que as vendas deram uma melhorada é comprovado por um relatório da BTG Pactual, que avaliou grandes players do varejo nacional de moda, como Renner, Riachuelo, Marisa e Hering. A recuperação vem em boa hora após um segundo trimestre particularmente desanimador, prejudicado pelo clima mais quente que o normal para o inverno, forçando os varejistas a se utilizarem de promoções para desovarem os estoques.

Para estes varejistas, as coisas começaram a melhorar nos meses de julho e agosto. A Renner, por exemplo, ficou com as vendas acima das expectativas, mostrando crescimento em relação ao mesmo mês em 2018. Parte desta retomada se deve justamente à queda nas temperaturas.

A mudança nas coleções e as frentes frias registradas nas regiões Sul e Sudeste foram dois fatores que influenciaram diretamente nesta retomada. A Hering vê com otimismo a produtividade nas lojas de franquia na segunda metade do ano, o que pode contribuir para ganhos nos resultados de 2019.

 

Fim do ano é recebido com otimismo por varejistas

Historicamente os últimos meses do ano são mais movimentados no comércio. Com os pagamentos de décimo terceiro, liberação do FGTS, confraternizações de encerramento e as vendas de Natal, o cenário é ainda mais otimista para a reta final de 2019.

Para a economista Priscila Trigo, apesar do atual cenário econômico ainda estar aquém das expectativas, as perspectivas para o encerramento de 2019 e início de 2020 são mais animadoras, principalmente ao se considerar as reformas encaminhadas, como a da Previdência e tributária, além das privatizações já anunciadas pelo Governo Federal.

Os passos podem ser mais lentos do que os  varejistas esperavam, mas para muitos especialistas há motivo para otimismo e a expectativa de um 2020 de mais vendas.

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