Depois de um ano com sinais discretos de retomada, a recuperação para o varejo de moda mostrou mais força no terceiro trimestre de 2019. Com um quarto trimestre historicamente mais positivo para as vendas, a expectativa é de fechar o ano com mais otimismo do que ele iniciou.
O sentimento de que as vendas deram uma melhorada é comprovado por um relatório da BTG Pactual, que avaliou grandes players do varejo nacional de moda, como Renner, Riachuelo, Marisa e Hering. A recuperação vem em boa hora após um segundo trimestre particularmente desanimador, prejudicado pelo clima mais quente que o normal para o inverno, forçando os varejistas a se utilizarem de promoções para desovarem os estoques.
Para estes varejistas, as coisas começaram a melhorar nos meses de julho e agosto. A Renner, por exemplo, ficou com as vendas acima das expectativas, mostrando crescimento em relação ao mesmo mês em 2018. Parte desta retomada se deve justamente à queda nas temperaturas.
A mudança nas coleções e as frentes frias registradas nas regiões Sul e Sudeste foram dois fatores que influenciaram diretamente nesta retomada. A Hering vê com otimismo a produtividade nas lojas de franquia na segunda metade do ano, o que pode contribuir para ganhos nos resultados de 2019.
Historicamente os últimos meses do ano são mais movimentados no comércio. Com os pagamentos de décimo terceiro, liberação do FGTS, confraternizações de encerramento e as vendas de Natal, o cenário é ainda mais otimista para a reta final de 2019.
Para a economista Priscila Trigo, apesar do atual cenário econômico ainda estar aquém das expectativas, as perspectivas para o encerramento de 2019 e início de 2020 são mais animadoras, principalmente ao se considerar as reformas encaminhadas, como a da Previdência e tributária, além das privatizações já anunciadas pelo Governo Federal.
Os passos podem ser mais lentos do que os varejistas esperavam, mas para muitos especialistas há motivo para otimismo e a expectativa de um 2020 de mais vendas.
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