Movimentar o estoque da sua loja pode ser algo inconstante: às vezes os produtos saem com rapidez e naturalidade, mas tem épocas em que as coisas não parecem sair do lugar. Estoque parado é ruim e todo lojista sabe disso. Por mais que não se trabalhe com produtos perecíveis, alguns perdem a relevância pela sazonalidade do clima, da moda e, além disso, é um espaço ocupado da loja (ou depósito) que poderia estar sendo utilizado com produtos de melhor giro. Para evitar ficar com o estoque parado siga estas dicas:
Planejamento é tudo quando o assunto é saber como preparar o estoque para melhor atender o seu cliente. Lojistas experientes costumam ter uma boa ideia de quais produtos devem ser comprados em quais quantidades para garantir que o público seja atendido e que não sobre uma quantidade ociosa de peças. Porém, o mercado muda de comportamento devido a uma série de fatores e nem sempre as coisas saem como o planejado. Para não ser pego de surpresa vale se informar com os seus clientes e com pesquisas de tendências de mercado para saber quando é um bom momento para vender e quando é melhor dar aquela segurada. Esteja atento também ao seu histórico de vendas de acordo com a época do ano e em que datas as vendas costumam aumentar.
Além de se planejar, acompanhar com precisão a movimentação do seu estoque é imprescindível. Afinal, não se controla o que não se mede. Mantenha controles rigorosos de estoque e analise as entradas e saídas para identificar tendências e se antecipar para períodos de maior e menor demanda. No controle de estoque também é importante detalhar informações dos produtos, como o preço pelo qual ele foi adquirido e data, para saber com qual margem a loja pode trabalhar em uma eventual promoção de vendas.
Como estratégia comercial, é comum que a indústria ofereça promoções em que a sua loja ganhe um bom desconto ao adquirir um alto volume de produtos. Porém, este tipo de aquisição exige cautela por parte do lojista. O produto em questão tem um bom histórico de vendas na sua loja? O desconto compensa a possibilidade de vários meses de produto “encalhado” no depósito? O produto irá sofrer algum tipo de sazonalidade, como de temperatura ou moda? Se você sabe que se trata de um produto de difícil saída ou, no caso de um produto novo, desconhece a demanda, é melhor ser cauteloso para não ficar com produto parado na loja.
Nem sempre uma mercadora fica parada por falta de demanda. Às vezes o cliente até está disposto a adquirir o produto mas não encontrou facilmente na loja ou não sabia que era vendido no seu estabelecimento. Se na sua loja nem todos os produtos estão expostos o tempo inteiro promova um rodízio para que todos eles sejam vistos pelos clientes. Dependendo do caso, mova aquele produto com baixa saída para o lugar de mais atenção na loja, como vitrines e locais próximos à entrada.
Algumas épocas do ano são propensas a promoções e liquidações, como as trocas de coleção ou períodos posteriores a datas comemorativas com forte apelo comercial. Mas isso não impede a sua loja de realizar liquidações extraordinárias quando isso for pelo bem do giro do estoque. Os clientes gostam deste tipo de promoção de vendas quando conseguem preços realmente vantajosos em relação ao valor original do produto. Além disso, promoções e liquidações costumam ser uma boa oportunidade para captar novos clientes, que podem ser fidelizados após esta compra. Mas é claro, ofereça descontos dentro da realidade financeira da loja para não sair no prejuízo.
Para ajudar a sua loja a trabalhar com um estoque justo, a Taurus entrega com agilidade os pedidos a seus clientes. Desta forma, não é necessário trabalhar com grandes estoques e os lojistas podem repor a mercadoria com mais controle e a segurança de não ficar com as prateleiras vazias.
Leia também: 5 passos para vender mais em 2019