Os últimos anos foram bem complicados para a economia brasileira, mas alguns indicativos já dão motivos para ter otimismo nas vendas em 2019. Um estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontou a necessidade de um período de 5 anos e 3 meses para o país de recuperar da crise que derrubou a economia em 7% entre os anos de 2015 e 2016.
Embora o Brasil deva chegar aos índices pré-crise somente em 2020, neste ano já podem ser observados movimentos animadores no mercado. Separamos cinco dos principais motivos para vender com mais otimismo em 2019:
A mesma CNC projeta um crescimento de 5,2% no varejo ainda em 2019. A projeção acompanha o otimismo dos economistas, que acreditam em um aumento do PIB em 2% para este ano. Pode parecer pouco, mas ainda é melhor do que a retração de mercado que houve nos últimos anos. A Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) projeta um crescimento do varejo entre 4% e 6% para 2019.
A taxa de desemprego pode ainda não estar nos patamares desejados para uma economia sólida, mas mostra sinais de recuperação. Em 2018 o Brasil criou 529,5 mil empregos, de acordo com dados oficiais do Cadastro Geral de Empregos e Desempregos (Caged), do Ministério da Fazenda. O comércio ficou em segundo lugar como o setor que mais gerou empregos, com 102.007 vagas, atrás apenas do setor de serviços.
Com mais pessoas trabalhando, as famílias estão aos poucos reduzindo o endividamento e aumentando o seu poder de compra, cujo consumo deve subir entre 3,5% e 4% em 2019, segundo o ex-ministro da Fazenda, Maílson da Nobrega. O economista também aposta no avanço do volume de crédito disponível para pessoa física e jurídica neste ano, devido ao aumento de confiança tanto no empresariado como nos consumidores.
Passadas as incertezas de um ano eleitoral, o mercado se mostra mais seguro para tomar decisões e investir em 2019, principalmente se algumas pautas importantes forem encaminhadas ou votadas no novo governo. A instabilidade de um período eleitoral costuma deixar o empresariado mais retraído, o que afeta as contratações e interfere diretamente nos índices de desemprego e poder de compra. Passados os primeiros meses do novo governo, o mercado terá mais segurança para ditar os rumos da economia, saindo da inércia e dando um cenário mais consistente para as possibilidades de crescimento.
Com o envelhecimento da população cresce também o número de consumidores com mais de 60 anos. Por isso, se a sua loja quiser prosperar, é essencial contar com este público e, se necessário, adaptar-se às necessidades do nicho. Algumas formas de atender melhor os idosos é oferecer linhas de produtos adequados a eles e até mesmo treinar a sua equipe para atendê-los de forma diferenciada.
Agora que você já conhece os principais motivos para vender com mais otimismo, conheça os cinco passos para aproveitar a retomada de economia e vender mais neste ano.