Expectativa é de recuperação para o varejo de moda
15 de outubro de 2019
6 Cuidados com as roupas no verão
3 de dezembro de 2019

5 Passos para preparar a loja para o final do ano

Você já começou a preparar a loja para o final do ano? A época que mais movimenta o comércio está chegando e para aproveitar o melhor que ela tem a oferecer é preciso estar preparado. Para isso planejamento é fundamental, tanto com o preparo da loja como com as obrigações que toda empresa tem nesta época, como décimo terceiro e até mesmo férias.

Neste post separamos cinco passos que não podem ficar de fora do seu planejamento de fim de ano para aproveitar o melhor desta época de vendas:

 

1. Atenção às obrigações legais

 

As principais delas são o pagamento do décimo terceiro salário e as férias coletivas – se este for o caso da sua loja. Organize o caixa para garantir que os colaboradores recebam tudo o que lhes é de direito nos prazos estipulados pela lei. Se a sua loja abrirá as portas em horário estendido, também esteja bem atento a eventuais pagamentos de horas extras ou funcionários temporários, que cobrem estes turnos.

Também é importante já começar a preparar os informes de rendimentos dos funcionários. A não entrega do documento no prazo previsto ou informações irregulares podem acarretar multas para a empresa, portanto, melhor preparar tudo dentro dos conformes.

 

2. Prepare o estoque

 

Para vender é preciso ter mercadoria, certo? Conhecendo o seu histórico de vendas na época e estando atento às perspectivas econômicas para as vendas de fim de ano, prepare as prateleiras para não deixar os seus clientes na mão. Antecipe seus pedidos para garantir que os seus fornecedores poderão lhe atender em tempo.

Lembre-se também que as vendas não acabam no Natal. O movimento de troca de produtos após a data e a possibilidade de promoções atraem os consumidores de volta para as lojas. Tenha certeza de que você estará preparado para recebê-los com produtos que eles queiram comprar.

 

3. Treine a equipe

 

O fim de ano é aquela época que pode recuperar os lucros de um ano não muito positivo, por isso, prepare a sua equipe para dias de movimento muito mais intenso. O atendimento de uma loja é muitas vezes o que define se o cliente fechará a compra ou não. Perder uma venda por mau atendimento é muitas vezes o mesmo que perder o cliente de vez. Reforce o treinamento com a equipe para relembrar a importância da cordialidade, simpatia e prestatividade aos clientes.

Também garanta que todos saibam muito bem o papel que desempenham ali, orientando-os quanto ao estoque, possibilidade e prazos de reposição de produtos e até mesmo em todo o operacional do caixa, para evitar demoras e garantir um fluxo ágil de atendimento – lembre-se que todo mundo está em meio a alguma correria no fim do ano, inclusive os seus clientes.

Se a sua loja apresenta movimento muito acima do normal nesta época também é importante contratar pessoal extra, para dar conta da demanda e entregar um atendimento satisfatório ao seu cliente. Esta pode até ser uma oportunidade de conhecer novos talentos e mantê-los na equipe no ano seguinte.

 

4. Aproveite a época para encantar o público

 

Muitos clientes entram pela primeira vez em uma loja nesta época do ano, portanto, aproveite a oportunidade para encantá-los e mantê-los na sua clientela. Comece pela decoração e vitrine, entrando no clima de Natal, férias, verão e Ano Novo como um convite ao público. Ofereça promoções, kits prontos para presentear e embalagens de presente atraentes. Tudo isso ajuda a proporcionar uma experiência positiva que o cliente certamente irá querer repetir.

 

Leia também: 5 dicas para atrair mais clientes para a sua loja

 

5. Faça uma confraternização com a equipe

 

Não deixe que a correria do fim de ano sirva de desculpa para não reunir a equipe em uma confraternização. Mais do que um momento de descontração, as confraternizações entre a equipe trazem muitos benefícios para a empresa, como melhorar o entrosamento de colaboradores e até mesmo proporcionar uma sensação de recompensa entre eles. Se possível, aproveite a oportunidade para presentear a equipe e reforçar a importância deles para o negócio, agradecendo-os pelo desempenho e comprometimento ao longo do ano.