O otimismo do mercado tende a se confirmar no ano que se inicia. A expectativa é de que o comércio irá vender mais em 2019, uma vez que o nível de consumo das famílias retorne aos patamares de 2014, último ano em que houve crescimento da economia. Para aproveitar este reaquecimento do mercado siga estas dicas para a sua loja:
A situação econômica do Brasil, sozinha, nem sempre é suficiente para alavancar as vendas. Aproveite o momento propício para refletir sobre o que não deu certo na sua loja nos últimos anos e corrija estas falhas. Não caia no velho pensamento de que “as coisas sempre foram assim”, o consumidor mudou a forma de comprar e a sua loja precisa se adaptar ao que os seus clientes querem.
Você já foi mal atendido em algum estabelecimento? Como se sentiu com o episódio? Retornou ao local ou preferiu mudar para a concorrência? A qualidade do atendimento de qualquer estabelecimento está nos detalhes e nem sempre o proprietário está presente no dia a dia para saber o que acontece na loja. E não estamos apenas falando de tratamentos grosseiros (que são inaceitáveis), mas às vezes o cliente não foi atendido, não encontrou o que procurava ou teve algum outro problema que o impediu de realizar a compra de forma satisfatória. De nada adianta ter os melhores preços e os melhores produtos se há falhas no atendimento. Por isso, dê prioridade a proporcionar uma boa experiência aos seus clientes do início ao fim que eles certamente voltarão.
Esta dica está muito ligada ao item anterior. Defina uma cultura para a sua loja e para a equipe, reforçando-a por meio de treinamentos e capacitações. Assim eles podem aprender mais sobre estratégias de vendas, de atendimento e até mais sobre os produtos vendidos na loja, sabendo orientar melhor o cliente para comprar exatamente o que ele procura. Além dos benefícios no atendimento este tipo de iniciativa motiva a equipe e a deixa mais engajada com o trabalho. Se a sua equipe está feliz, o seu cliente também estará.
Hoje em dia é muito mais fácil e barato poder divulgar o seu produto. Duvida? Quantos conteúdos patrocinados de marcas você visualiza diariamente nas suas redes sociais? Mas sabe o que é melhor? Estes anúncios possuem orçamentos bem menores do que investimentos em outdoors ou anúncios de TV, por exemplo. E tem mais: você direciona somente para o público que você quer atingir e que é seu cliente em potencial. O processo de vendas não é mais feito como antigamente e muitos estabelecimentos novos conquistam o seu público rapidamente por meio das redes sociais. Por isso, crie uma página e comece a divulgar os seus produtos. Também converse com seus clientes mais fiéis se eles gostariam de receber novidades por WhatsApp, por exemplo. Desta forma, o seu cliente não se lembrará da sua loja apenas quando passar pela vitrine.
Sabe aquela história de que a melhor estratégia de divulgação é a tal da “propaganda boca-a-boca”? No mundo dos negócios ela tem um nome mais bonito: Marketing de referência. Mas o que você precisa saber sobre este tipo de divulgação é que ela está ficando cada vez mais forte com a ajuda da Internet. Isso porque hoje em dia qualquer pessoa pode divulgar para milhares de seguidores ou contatos qualquer tipo de conteúdo. E no Marketing Digital este movimento de pessoas comuns que influenciam outras pessoas já chama a atenção, sendo conhecido como Marketing de microinfluenciadores. Estreite a relação com os seus clientes mais fiéis ao ponto em que eles se tornem fãs da sua loja e tenham orgulho de divulgar isso. Por mais que os seus clientes não tenham tantos seguidores como blogueiros e celebridades, o aval deles é visto com mais credibilidade por amigos, familiares e, por que não, possíveis clientes da sua loja.
Agora que você já sabe o que precisa melhorar para impulsionar as vendas em 2019, aproveite para renovar o estoque. Confira os nossos produtos e garanta produtos de qualidade para os seus clientes.