Se a sua loja pretende vender mais no Dia dos Namorados, é bom se preparar! A data é a terceira mais importante para o comércio e movimenta bilhões de reais todos os anos. Mesmo com o crescimento das vendas on-line, uma pesquisa realizada pelo Google aponta que lojas físicas ainda são os locais mais procurados por namorados e casados para pesquisar presentes nesta data. Para se ter uma ideia, 81% dos namorados e 42% dos casados pesquisam presentes em lojas.
Confira abaixo como aproveitar a data mais romântica do ano para impulsionar as suas vendas:
Promoções podem ser feitas ao longo de todo o ano, mas em uma data como o Dia dos Namorados um desconto melhor ou um brinde pode ser o diferencial que fará o cliente escolher a sua loja e não a do concorrente. Trata-se de uma boa estratégia para atrair novos clientes e até mesmo de fidelizá-los com a ajuda de um programa de pontos, por exemplo. Outra solução muito bem aceita pelos consumidores é oferecer kits em embalagens que deixem o presente ainda mais especial.
Mostre que a sua loja entrou no clima de romantismo e chame a atenção dos clientes. Isso inclui vitrines temáticas com destaques para produtos que são boas sugestões de presentes, balões em formato de coração, bilhetinhos apaixonados que os clientes podem escrever na vitrine da loja… enfim, deixe a criatividade fluir e destaque o que a loja tem de melhor a oferecer. Um comércio decorado para a data se posiciona como um lugar onde podem ser encontrados presentes.
Em um shopping ou uma rua com muitas lojas este pode ser o diferencial que fará o cliente entrar na sua loja, principalmente quando ele não tiver muita certeza do presente que pretende comprar.
Se a sua loja trabalha com divulgação nas redes sociais estenda a decoração as suas páginas e perfis no Instagram e no Facebook. De acordo com a pesquisa do Google, 35% das pessoas que namoram começam a pesquisar presentes nas redes sociais, então aproveite este espaço para já dar sugestões de presentes. Esta é uma forma de despertar o interesse do cliente, que já irá mais decidido a sua loja para comprar o presente. Como nem sempre as pessoas têm tempo de fazer uma extensa pesquisa em lojas físicas, a Internet e as redes sociais são uma boa forma de antecipar esta procura e facilitar a venda. Aproveite as ferramentas digitais a seu favor!
Você decorou a loja, caprichou na promoção e divulgou seus produtos nas redes sociais. Trabalho concluído, certo? Ainda não. A sua loja ainda pode perder vendas por conta de um mau atendimento. Por isso, capacite seus atendentes em relação a cortesia, simpatia, agilidade e, acima de tudo, informação sobre os produtos e disponibilidade de estoque. Estamos falando da data mais romântica de todas e uma má experiência no atendimento pode colocar todos os outros esforços de marketing a perder na hora de fechar a venda. Oriente os vendedores a, inclusive, atender um público ao qual ele não esteja muito acostumado, afinal, o cliente irá comprar um presente para outra pessoa. Se a loja é focada no público feminino, por exemplo, é possível que muitos homens venham comprar presentes para suas namoradas, parceiras e esposas. Também é importante que os atendentes saibam orientar clientes indecisos a encontrar boas opções de presente de acordo com a personalidade do presenteado.
Por mais que 21% das pessoas comecem a pesquisar por presentes cerca de um mês antes do Dia dos Namorados, mais de 60% deixam para fazer a compra apenas na última semana, sendo que metade destas pessoas compram apenas na véspera ou na própria data. Ou seja, prepare-se para um movimento maior nestes períodos e tente proporcionar a melhor experiência possível ao cliente, com loja decorada, opções de presentes e atendimento ágil, principalmente nos caixas. Se necessário e possível, estenda o horário de atendimento com a proximidade da data e reforce o número de colaboradores na loja.
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